O que comem os adolescentes?

Adolescentes vs Fast Food...
Com a entrada na adolescência, os jovens passam a fazer um maior número de refeições fora de casa, com liberdade para escolherem os seus próprios alimentos. Vários nutricionistas referem, que nos adolescentes, a substituição das refeições tradicionais de almoço ou jantar por refeições tipo snack (feitas muitas vezes em pé e constituídas por alimentos como hambúrgueres, pizzas, sanduíches, croissants, rissóis, folhados, café com leite, batatas fritas, bolos ou chocolates) é frequente. Os alimentos presentes nestas refeições têm, geralmente, alto valor calórico e baixa densidade nutricional e são acusados de favorecer o aumento indesejável do consumo de gorduras, hidratos de carbono e sal. Na comida tipo snack (“ de cafeteria”) um só produto (pizza, sande mista, hambúrguer em pão, etc.) tende a ser toda a refeição. Além disso, parece que o regime tipo snack pode prejudicar o balanço energético e favorecer a obesidade. A ingestão de bolos, chocolates e outros alimentos de cafeteria, fora das refeições, diminui o apetite para alimentos básicos, como cereais, carne ou produtos hortícolas, nas refeições principais
Outra das características atribuídas aos adolescentes é a ingestão dispersa de alimentos (“depenicar”) e a realização de pequenas refeições durante dia. A omissão de refeições, nomeadamente do pequeno-almoço, é outros dos erros alimentares frequentemente referido em adolescentes, apesar de esta refeição ser particularmente importante no equilíbrio do dia alimentar e no rendimento do dia escolar.
Da adopção de comportamentos alimentares errados pode resultar um prejuízo do estado nutricional do adolescente, referindo-se a obesidade, anorexia, bulimia e muitos outros.
In: “BioTerra – Viver melhor na Terra 3º Ciclo”, Porto Editora


Sabias que:

* A alimentação fast food tem esta designação porque permite o consumo de produtos alimentares compatíveis com a rapidez das exigências da vida moderna.






* Dois em cada três adolescentes prefere uma alimentação à base de produtos do tipo fast food porque privilegia a simplificação, a rapidez e até a ausência de horários para as refeições, em detrimento dos padrões tradicionais e do hábito de comer à mesa.


0 comentários:

Obrigado e volte sempre!!


Caro visitante, agradeço a sua visita ao blog.
Espero que volte, brevemente, para ver mais informação, curiosidades, entre outras coisas...

Pela sua saúde.... CUIDE-SE!!

..."Doenças do Século XXI"...